Dicas para esconder revestimentos antigos sem grandes reformas
Para deixar o ambiente mais moderno, é possível trabalhar com adesivos, pintar em cima e até disfarçar com móveis .
Comprar ou alugar um imóvel antigo significa conviver com o passado. Pois é, aqueles azulejos conhecidos da vovó estarão pela cozinha e nos banheiros. Se você não é tão retrô assim e nem passa pela sua cabeça colocar tudo no chão para uma reforma, chegou no lugar certo. Veja as dicas para esconder revestimentos antigos e não sair brigando com as paredes.
Na grande maioria, os revestimentos antigos são coloridos e uma simples pintura pode ajudar (Foto: Pinterest)
Adesivos podem esconder revestimentos antigos de forma rápida e sem dificuldades

Parede personalizada com adesivo na cozinha (Foto: Divulgação Instagram @meunovoape – Projeto de Paola Cury)
Na foto acima, é possível observar que o uso de móveis e armários novos, prateleiras e uma parede personalizada com adesivo deixaram o ambiente moderno e esconderam os azulejos antigos.
As pastilhas também facilitam esse trabalho
Muito parecida com os adesivos, a pastilha é uma nova opção para quem deseja esconder revestimentos antigos sem grandes reformas. O modelo é muito usado em banheiros e cozinhas e se destaca pela semelhança com um azulejo, porém moderno. Esse produto alinha a beleza e a facilidade de aplicação e pode ser aplicada em qualquer superfície lisa, inclusive dentro do box do banheiro.
As pastilhas deixam o ambiente moderno e ainda mais bonito (Foto: Shutterstock)
Já pensou em pintar os azulejos antigos?
Outra opção para esconder revestimentos antigos sem quebra-quebra é pintar por cima. Qualquer pessoa pode fazer, mas atenção: é preciso ver se todos estão os azulejos estão firmes e fazer uma preparação para nivelar a parede e evitar imperfeições.
“Dependendo de como for a textura e como foi colocado o antigo revestimento, corre o risco de ficar marcado. O ideal seria colocar uma tinta de azulejo, depois passar uma massa acrílica, deixando a parede lisa, lixar e só depois aplicar a pintura”, orienta Freneda.
Maycon Altera explica que os anos 80 foram o auge dos azulejos com pinturas coloridas em banheiros e cozinhas. “Quando eles não têm relevo, pode-se aplicar uma pintura numa cor homogênea, aparecendo apenas os rejuntes. É uma solução barata, porém deve-se fazer de modo correto: precisa fazer a pintura com epóxi ou tinta própria para azulejo para que ela seja resistente e dure”.
Veja os exemplos:

Se você optar pela pintura do revestimento, preste muita atenção na escolha da tinta. A tinta epóxi é a mais recomendada (Foto: Reprodução Casa com Moda – By Andrea Lenz)

Para combinar com os móveis amarelos, os revestimentos foram cobertos com a mesma cor. Veja como a cozinha ficou realçada (Foto: Reprodução Casa com Moda – By Andrea Lenz

Veja o antes e o depois desse banheiro. A pintura deixou o ambiente completamente diferente (Foto: Reprodução Casa com Moda – By Andrea Lenz
Mas, pense bem
Será que não é um pouco de exagero e preconceito da sua parte com os antigos revestimentos? Pense bem, às vezes, com a decoração correta, eles vão harmonizar perfeitamente com a sua casa.
“Depende muito do estilo e perfil da pessoa. Há azulejos antigos muito bonitos e que contam muito sobre a história e os processos de fabricação da construção do apartamento. Sendo assim, eles se tornam desejáveis e parte de um projeto arquitetônico”, aponta a arquiteta Isadora Araújo, do Panapaná Estúdio de Projetos.
Para Altera, vale aceitar o estilo retrô. “Adote outros elementos do estilo, uma poltroninha próxima é boa opção. Esses azulejos também se dão bem com plantas. No caso dos banheiros, existem umas torneiras bem bacanas no mercado, inclusive douradas. São lindas, bem modernas, e casam super bem com um banheiro todo de azulejo antigo”.
O designer de interiores Henrique Freneda acha favorável comprar ou alugar um imóvel antigo e usar os elementos existentes, sem precisar fazer uma grande reforma. “Não é preciso retirar os revestimentos antigos, existem muitos que estão voltando, estilos atemporais. É possível manter o mesmo revestimento, trocando apenas a decoração, os móveis, as cores”.
Fonte: https://revista.zapimoveis.com.br/esconder-revestimentos-antigos/