Formas sustentáveis de manter seu apartamento "fresquinho" no verão
Voltar para o blog

Formas sustentáveis de manter seu apartamento "fresquinho" no verão

Formas sustentáveis de manter seu apartamento “fresquinho” no verão


O verão está aí e juntamente com ele, o calor - e para muitas pessoas, a necessidade de usar o ar-condicionado quase que o dia todo. Porém, com o cenário econômico atual, ter esse luxo 24 horas por dia fica muito caro e pode comprometer seu orçamento.


Para que você não se torne refém do condicionador de ar e consiga manter seu lar confortável sem gastar muito, confira nossas dicas práticas e simples de como deixar o seu apartamento mais fresquinho no verão.


Dicas práticas e simples


Grandes mudanças ou reformas caras e trabalhosas não são obrigatoriamente necessárias para deixar o seu apartamento mais arejado e fresco mesmo em temperaturas mais altas. Algumas dicas e atitudes simples e fáceis têm potencial de trazer mais conforto e deixar o ambiente mais convidativo e agradável.


1 - Por exemplo, fechar as cortinas das janelas que possuem maior incidência de sol durante o dia já ajuda bastante a reduzir a sensação de calor e abafamento. Além disso, também dê preferência para cortinas que sejam feitas de materiais leves e com uma pequena transparência. E sempre lembrando de optar por cores claras, não apenas nas cortinas mas nos outros materiais e elementos da decoração também.

2 - Com a chegada do verão, o mais indicado é retirar aqueles tapetes felpudos (e também outros itens assim, com ursinhos de pelúcia decorativos, por exemplo) do ambiente. Isso evita que esses materiais retenham calor e deixem o apartamento mais quente.

3 - Se possível, reduza a quantidade de móveis presentes nos cômodos do seu apartamento. Assim você maximiza o fluxo de ar que percorre os ambientes - o que é fundamental para quem quer ter um lar mais arejado e fresco.

4 - Com o mesmo objetivo de manter o ambiente arejado e com um bom fluxo de ar, deixe as portas dos cômodos abertas - se possível, até mesmo as portas de armários. Ambientes fechados acabam retendo calor.

5- Essa dica é boa não apenas para refrescar o ambiente, mas também para reduzir seus gastos: desligue aparelhos eletrônicos da tomada quando eles não estiverem em uso. Mesmo em modo stand-by, esses equipamentos emitem calor - e consomem energia.

6 - Incorpore materiais de vidro e espelhos na decoração. Além de aumentar a luz natural do ambiente (assim você evita deixar lâmpadas ligadas, o que esquenta os cômodos), eles também não retêm calor como outros materiais.

7 - Na decoração, invista em almofadas com materiais leves (linho, algodão ou seda, por exemplo) e que tragam estampas floridas. Essa combinação faz com que as almofadas fiquem mais agradaveis ao toque, e a estampa florida traz uma sensação de frescor.

8 - Ter algumas plantas no apartamento ajuda a aumentar a umidade do ambiente, deixando os cômodos mais agradáveis e com maior qualidade de ar. Porém, é preciso ter atenção com os cuidados que as plantas demandam, como irrigação, incidência de luz solar, entre outros.

9 - Para reduzir a sensação de calor e abafamento no seu apartamento, opte por formas de iluminação indireta e troque as lâmpadas normais por fluorescentes super 83, que iluminam sem aquecer - ou, ainda, escolha lâmpadas LED.

Fonte: http://www.elenaraleitao.com.br/2015/12/13-formas-sustentaveis-de-manter-o.html

Outros posts

  1. Você sabe quais procedimentos e documentos necessários para compra de um imóvel?

    Você sabe quais procedimentos e documentos necessários para compra de um imóvel?

    Na compra do seu imóvel ideal, queremos que você tenha a melhor experiência possível com a Exatus Imóveis, para nós, sua satisfação é prioridade absoluta!!!! Vamos conferir os procedimentos e document...

  2. Você sabe a diferença entre a área privativa e útil de um apartamento?

    Você sabe a diferença entre a área privativa e útil de um apartamento?

    Não se tratam de nomes diferentes para a mesma coisa. Cada nomenclatura corresponde a um dado e conhecer todas permite entender o real tamanho de um imóvel. Ao buscar um apartamento para comprar ou...

  3. Veja as dicas para construir um jardim em casa

    Veja as dicas para construir um jardim em casa

    As plantas purificam o ar, dão sensação de relaxamento e permitem contato com a natureza São muitos os benefícios de ter um jardim em casa. As plantas purificam o ar, oferecem a se...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Exatus Imóveis

Geral
(55) 99905-9011
Aluguel
(55) 99704-0034
Aluguel
(55) 99721-1723